Histórias

O sabão de pedra da Dona Zefa

Um dia fui na casa da minha vó, quando cheguei ela estava no quintal fazendo sabão de pedra (aquele sabão caseiro, artezanal feito com soda cáustica, sebo e etc). Quando cheguei no quintal ela começou a se desesperar, e mandou eu ir embora correndo, "Vai te embora, saaaaaaai daki " e eu sai correndo assustado.

Segundo ela, o sabão começou a perder (dar errado) pois o sabão, veja bem, o sabão escutou a minha voz e começou a dar errado. Ela mais do que ligeiro juntou um montinho de terra do quintal e jogou dentro do sabão. E parece que deu certo.

Tem lógica? e sabão agora escuta? bom, existem muitas supertições a certa disso, por exemplo, mulher menstruada não pode fazer sabão, nem as pessoas que estão com o pé frio (energia negativa).


Remédio para Azia.

Ainda falando de Dona Zeva. Na útlima vez que fiz uma visita, comentei sobre azia, e ela me ensinou uma simpatia:

Disse para, antes de comer algo que me dá azia, pra eu retirar um pedaço e enfiar no buraco de algum tijolo e dizer: "Toma azia , este primeiro pedaço é pra você". 
Segunda ela isso funciona, eu, nunca testei. :)


Semente de mamão pra verme

Segundo os mais antigos, engolir os caroços de mamão é bom para eliminar vermes.
Sei não, já engoli muitos e nem sei se deu certo.


O peido da sucuri


Bom, a história não se passou no MA e nem foi contada por um maranhense, mas sim pelo meu primo, natural do interior do Ceará.
Segundo ele, um dia seu pai foi chamado para matar uma sucuri, e disse que durante a caçada, a sucuri soltou uma bufa (peido) tão fedido, que ele quase pirou o cabeção. É pra acabar né? poxa! uma sucuri soltando um peido. rsrsr.

Cabelo de Bombril.

Dizem, que um mulher, morava em Imperatriz-MA, era evangêlica, e como é de conhecimento de muitos,  em algumas religiões evangêlicas não é permitito às mulheres cortarem os seus cabelos. É o vel.

A mulher dessa história disse que iria cortar o seu cabelo, todos foram contra, claro, defendendo a idéia de que era contra a doutrina de sua igreja. Ela retrucando disse que Nem Deus iria impedi-la de cortar o cabelo.

No dia seguinte quando acordou sentiu algo diferente, quando percebeu o seu cabelo tinha se transformado em algo do tipo Bombril. Super quebradiço, bem parecido com bombril.